Ijuí reduz índice de mortalidade infantil

Dado foi divulgado na manhã desta terça-feira pela Secretaria Municipal de Saúde

Ijuí registra queda na mortalidade infantil

O número de óbitos entre menores de um ano (nascidos vivos) caiu de 18 em 2016 para 14 em 2017. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira. “Esse é um indicador de saúde pública, definido a partir do número de óbitos para menores de um ano por 1.000 nascidos vivos no município num determinado período de tempo”, explica a secretária Adjunta de Saúde, Andreia Amorim.

De acordo com ela, o número de óbitos ficou dentro da pactuação pelo município para o ano de 2017. “Infelizmente ficamos dentro da pactuação. O nosso trabalho é desenvolvido sempre com o objetivo de reduzir ao máximo possível o índice de mortalidade infantil. Não queremos registrar a perda de nenhuma criança, mas nem sempre isso é possível”, observa.

A mortalidade infantil é um indicador mundial de Saúde Pública utilizado na composição de vários índices socioeconômicos do município. “Para a gestão pública da saúde, a mortalidade infantil é o indicador mais importante para o planejamento das ações. Em Ijuí, com o intuito de reduzir o máximo possível o número de óbitos temos por exemplo ações como o Programa Mãe Gestante que visa justamente incentivar a realização do pré-natal”, pontua a secretária Adjunta.

Em Ijuí, de acordo com Andreia, a gestante conta com o atendimento de uma equipe multiprofissional capacitada, o que permite que a atenção básica realize um pré-natal diferenciado com um olhar especial à gestante e á criança que esta por vir. “Essa nova vida merece e precisa de cuidados especiais e nossos profissionais estão aptos a auxiliar pais e familiares nessa tarefa”, pondera Andreia.