Ijuí registra um caso importado de dengue

Confirmado um caso importado de dengue em Ijuí. Medidas já foram adotadas e um grande mutirão de orientação será realizado em fevereiro.

1

Foi confirmado um caso importado de dengue em Ijuí. A informação é da secretária da Saúde Alexandra Lentz.
Uma mulher, que esteve no estado do Amazonas, teve o início dos sintomas em 9 de janeiro deste ano, e consultou na rede municipal no dia 14 quando seu caso foi notificado como suspeito. A partir daí, a Vigilância Ambiental a orientou sobre o uso de repelente e mosquiteiro, para evitar que fosse picada pelo mosquito transmissor da doença. Também foi feita pesquisa vetorial especial que elimina larvas da residência da paciente e proximidades.
Agora, está sendo feita aplicação de inseticida no quarteirão da casa da cidadã e também nas quadras vizinhas.
A secretária Alexandra destaca a realização do mutirão de limpeza realizado recentemente, o Dia D na Praça da República e outras ações de orientação a comunidade. “Tínhamos previsto para o mês de março um grande mutirão de orientação envolvendo voluntários da sociedade civil. Estamos antecipando essa ação para o mês de fevereiro”, ressalta a secretária. Para organizar a ação, o Comitê Municipal de Combate à Dengue se reunirá no início da manhã do dia 6 de fevereiro, em local a ser divulgado.