Ijuí terá Dia de Conscientização sobre Síndrome de Edwards

• 02/05/2019 14h30 - Atualizado em 02/05/2019 15h43

Ijuí terá  Dia de Conscientização sobre Síndrome de Edwards

O prefeito Valdir Heck determinou o encaminhamento de projeto de Lei à Câmara de Vereadores, instituindo no âmbito do município de Ijuí o Dia Municipal de Conscientização a Síndrome de Edwards. A iniciativa atende solicitação do Grupo do Grupo de Apoio a Famílias de Crianças com Sindromes Genéticas Severas (Síndrome do Amor), e Somos Compatíveis, na terça-feira, quando o integrante da comissão organizadora Eloir Haas, entregou o convite ao chefe do Executivo, para participar da abertura da segunda edição do evento Todos os Amores São Perfeitos.

Ijuí terá  Dia de Conscientização sobre Síndrome de Edwards

O prefeito acolheu de pronto a solicitação, com vistas à elaboração do projeto de lei que institua o Dia Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Edwards. “Nós temos a preocupação de fortalecer os movimentos que se organizam na nossa sociedade como intuito de esclarecer e sensibilizar a comunidade para questões ligadas à saúde da nossa população”, afirma Valdir Heck.

O evento Todos os Amores são Perfeitos,  acontece na segunda-feira,6, na sede da Uninter, em Ijuí, à Rua 13 de Maio, 36, com início às 20, tem o objetivo de informar sobre essa condição também conhecida como T18, “Esta é uma síndrome genética causada por uma trissomia do cromossomo 18, ainda pouco divulgada. Em Ijuí, estamos realização a segunda edição do evento”, pontua Eloir.

De acordo com ele, o apoio do Poder Executivo, por exemplo, é de suma importância para ampliar a visibilidade sobre a Síndrome de Edwards descrita primeiramente em 1960, por John H. Edwards, em recém-nascidos que apresentavam malformações congênitas múltiplas e retardamento mental.  E, segundo informações, pode acometer 1 em cada 8.000 nascido. Entretanto, acredita-se que 95% dos casos dessa síndrome resultem em aborto espontâneo durante a gestação.