Ijuienses lotam Estação Cultura para conhecer Maria Fumaça de 1920

Iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) percorre municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Ijuienses lotam Estação Cultura para conhecer Maria Fumaça de 1920

Ijuí contemplou na noite de ontem,6, mais uma etapa do projeto Nos Trilhos do Trem. Ao cair da noite os ijuienses foram chegando e em seguida uma multidão se acotovelava para encontrar o melhor lugar e crianças olhavam extasiadas à Maria Fumaça Mallet e buscavam o melhor lugar para eternizar o momento nas fotografias e filmagens. A iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que passa por diversos municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tem patrocínio da Rumo Malha Sul e, em Ijuí, contou com o apoio do Poder Público Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET), é composta por nove vagões, todos com ornamentação natalina.

O secretário Sérgio Correa destacava pontos da história, juntamente com a equipe que trouxe a atração para Ijuí, desde a cidade de Rio Negrinhos, sede da Empresa, em Santa Catarina. O prefeito Valdir Heck também esteve lá, acompanhando a visitação. Ele destacou o empenho da Administração Municipal, em que pese toda dificuldade, em grande parte, provocada pela situação econômica do País e do Estado, no sentido de fomentar o desenvolvimento turístico que, comprovadamente, impulsiona a economia de cidades e países onde é incentivado. “É todo um esforço que está se fazendo para termos essa atração, assim como estamos trabalhando também na nossa Usina Velha, ela vai se transformar em pouco tempo numa atração turística por sua história, por toda a trajetória que se teve em relação à energia elétrica, em Ijuí, que um dia abasteceu, forneceu uma parte da energia para Santo Ângelo e também Cruz Alta”, disse.

Ainda durante a visitação, o prefeito Valdir Heck assinou lá mesmo no local, um protocolo de intenções para o Desenvolvimento do Trem Turístico entre os municípios de Ijuí, Catuípe e Santo Ângelo.  No dia 5 de dezembro último o prefeito, juntamente com o secretário Sérgio Correa, estiveram em Santo Ângelo, participando de reunião realizada na Estação Férrea, com representantes da Rumo Malha Sul, quando debateram junto com o procurador da República, Osmar Veronese, a possibilidade de implantação dessa proposta que poderá impulsionar o turismo na região. “Nós estamos executando a segunda etapa do projeto Estação Cultura e Lazer, o qual contempla a reforma dos imóveis do Armazém (primeira etapa) e da Estação Ferroviária do Município, sendo a intenção do município de Ijuí, junto com Santo Ângelo e Catuípe, resgatar a história da Rede Ferroviária Federal na região Noroeste”, explica o secretário.

A visitação à Maria Fumaça também motivou a reunião de ex-funcionários e familiares de trabalhadores da antiga Rede Ferroviária.

Fotos: Schmalz Foto e Vídeo/Cleon Frota