Ijuienses são escolhidas delegadas para a Conferência Nacional de Saúde

Documento extraído da Conferência será levado ao evento nacional e terá sua aprovação defendida pelos delegados eleitos em Porto Alegre



Ijuienses são escolhidas delegadas para a Conferência Nacional de Saúde


Três integrantes do grupo de delegados ijuienses foram escolhidas para representar o Estado na Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. A secretária Adjunta da Saúde, Andreia Amorim dos Santos, do segmento gestão, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciane Antes, do segmento trabalhadores de saúde, e Rosane Simon, do segmento usuários, estão entre a delegação que irá defender as propostas elencadas pelo Rio Grande do Sul em Conferência Estadual realizada neste final de semana, em Porto Alegre. “Dos 140 delegados da macrorregião missioneira, foram escolhidos 12, entre os quais estamos nós três, de Ijuí”, informa Luciane Antes.

Ijuienses são escolhidas delegadas para a Conferência Nacional de Saúde

A Conferência Estadual resultou num documento, no qual estão elencadas cinco propostas em cada um dos quatro eixos, a serem defendidas no evento em âmbito nacional. A íntegra da proposta pode ser conferida aqui. “A Conferência Estadual resultou em discussões bastante produtivas, pelas quais conseguimos estabelecer propostas que vêm no sentido de qualificar cada vez mais o Sistema Público de Saúde, por meio do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pontua Luciane.

Os delegados ijuienses,  Moacir Scheuer Deves, Sirlei Fatima Gomes, Graciele Fabricio, Rosane Simon, Sergio Luis Fernandes Pires e Arno Feigel, do  segmento Usuários, Luciane Sarturi Antes, Elusineida de Andrade e Ieda de Matos Nicoletti, do do  segmento Trabalhador de Saúde, e Andreia Amorim dos Santos, Cassia Fabiane Ferreira e Marcia Andrea Ulmann, do segmento Governo/Prestador Serviço,  foram eleitos durante a 9ª Conferência Municipal de Saúde realizada nos dias 11 e 12 de abril de 2019 no Salão de Atos da Unijuí, para defender no evento gaúcho as propostas aprovadas pela comunidade municipal e regional. 

De acordo com Luciane é preciso reconhecer o apoio  da gestão municipal, sem o qual a participação dos delegados na 8° Conferência Estadual de Saúde não seria possível. "Tivemos garantidas pela Gestão Municipal toda a logística de deslocamento, alimentação e hospedagem. Infelizmente, percebemos durante o evento que muitas delegações não tiveram esse apoio", frisa.


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.