Inaugurada UPA24H Martin César Agnoletto

Momento foi marcado pela emoção resultante da realização do projeto que tem a melhora do atendimento em saúde como foco principal

Inaugurada UPA24H Martin César Agnoletto

Autoridades civis e militares, lideranças políticas e comunitárias, servidores da saúde e de outros setores, conselheiros municipais, especialmente do Conselho Municipal da Saúde, e comunidade em geral integraram o público de mais de 300 convidados para prestigiar a inauguração a UPA 24h. A cerimonial teve lugar em frente ao prédio da Unidade à Rua Goiás, esquina com a Avenida Getúlio Vargas. O clima de grande expectativa pelo investimento ficou evidente nos pronunciamentos dos representantes de diferentes segmentos.

Inaugurada UPA24H Martin César Agnoletto

Foram mais de duas horas de cerimônia, seguida de corte da fita e descerramento da placa inaugural e visitação às instalações. No sábado, às 7h da manhã, a UPA 24H Martin César Agnoletto, que começou a ser construída em 10 de junho de 2013 e conta com uma área 1.120,34 metros quadrados, entrou em funcionamento e está oferecendo atendimento especializado de urgência e emergência de média complexidade. O prefeito Valdir Heck destacou o esforço da Administração Municipal, no sentido de colocar esse serviço à disposição da comunidade. “Sem dinheiro não se faz saúde (foram investidos R$ 1.540.000,00 em recursos federais mais a contrapartida do município). Em momento algum nós paramos de pensar em UPA, de agir para ver essa UPA inaugurada”, assegurou.

A UPA de Ijuí funcionará 24h por dia, sete dias por semana, com equipe multiprofissional qualificada, composta por cerca de cem servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros, oferecendo estrutura simplificada com raios X, eletrocardiografia, exames laboratoriais e dez leitos para observação, sendo três masculinos, três femininos e três pediátricos, além de um leito para situações que requeiram isolamento do paciente. “Conta, ainda, com 16 poltronas de hidratação, três consultórios médicos, uma sala para procedimentos de sutura, dois postos de enfermagem e salas para o setor administrativo”, completa o secretário Josias de Abreu Pinheiro, ao agradecer o empenho de cada um que se dedicou para que o Poder Executivo de Ijuí pudesse concluir e inaugurar a UPA.