Inscrições prorrogadas para o Programa Mais Verde Mais Vida

Os produtores rurais do município terão mais uma oportunidade para participar do Programa de Reflorestamento Mais Verde Mais Vida. As inscrições, prorrogadas até 29 deste mês, devem ser realizadas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), com o técnico em Agropecuária, Jaime Humberto Porazzi.

Segundo a Lei Municipal nº  6724/2018, podem participar da iniciativa pequenos agricultores com interesse em atuar economicamente com a produção de matéria-prima florestal manejada e/ou investir na recuperação ambiental de áreas degradadas. Também, enquadram-se no Programa, arrendatários que possuam, a qualquer título, fração de terras não superior a vinte e cinco (25) hectares, que residam no meio rural e tenham como única fonte de renda a atividade agropastoril.Cada agricultor pode participar anualmente com área de até no máximo um hectare, sendo permitida a inclusão de nova área a cada cinco anos.

Ao aderir ao programa, o produtor assume o compromisso de realizar o plantio de árvores na proporção vigente na lei, ou seja, 70% da área devem ser destinados ao plantio de erva mate e/ou nogueira pecã, e os 30% restantes, para a implantação de espécies nativas de reposição. O município fornecerá as mudas e as ações serão acompanhadas e orientadas pelo técnico da SMDR. A correção de solo, a adubação, o plantio e a manutenção ficam a cargo do agricultor contemplado com o projeto.

Os valores de subsídio a serem pagos devem obedecer 85% de mudas retiradas, conforme avaliação. Cabe ao município pagar o valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) por hectare ou fração implantada até o período de cinco anos. A seleção dos inscritos e a divulgação dos resultados têm realização prevista para os dias posteriores à data limite para inscrições. O repasse de recursos aos selecionados deve ocorrer entre os meses de maio e junho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55)9.9128-9564.