IPTU com desconto só até o dia 15 de março

Quem ainda não efetuou o pagamento da cota único do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e quiser se beneficiar do desconto  deve fazê-lo até o próximo dia 15 de março. O alerta é do titular da Coordenadoria de Tributos, Airton Moura. “Estamos nos encaminhando para a reta final do pagamento da cota única com desconto de 10% ou 20% ou, da primeira parcela, sem desconto, se o contribuinte optar pelo pagamento a prazo”, explica.

De acordo com o coordenador, a lei que regulamenta a concessão do desconto, impõe alguns critérios para que o contribuinte seja beneficiado com o desconto no pagamento da cota única. “Quem estava em dia com os cofres municipais  até o dia 30 de dezembro de 2016 usufrui de 20% de desconto, se optar pelo pagamento do imposto em cota única. Já aqueles que por ventura não tiverem pago o imposto até o dia 30 do ano passado, mas ainda assim, efetuarem o pagamento do IPTU 2017 em cota única, também terão direito a um desconto, só que em índice menor: 10%”, explica Airton.

Airton Moura lembra que os contribuintes devem atentar para o prazo de 15 de março. “Esta é a data final para o pagamento, tanto da cota única como da primeira parcela, sem juros ou multa”, frisa. O pagamento parcelado pode ser feito em até cinco vezes. Após esta data poderá ser efetuado apenas o pagamento parcelado.

Ainda de acordo com o coordenador, os carnês/guias para pagamento à vista ou parcelado foram enviados no endereço do imóvel objeto do imposto ou ao endereço previamente indicado para remessa da correspondência. Para os casos nos quais essas duas alternativas não se confirmaram o documento  pode ser emitido através do Portal do município no link: www.ijui.rs.gov.br no link carnês IPTU e ISS. O pagamento deve ser feito nos bancos e casas lotéricas credenciadas.