Lançada pedra fundamental da Casa Japonesa no Parque

O sábado,13, foi um dia especial para a etnia japonesa na ExpoIjuí/Fenadi2018. Além de ser a data dedicada à etnia no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann, também ocorreu o lançamento da pedra fundamental da Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura.

Para o presidente da União das Etnias de Ijuí e da Feira Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi), Nelson Casarin, o momento foi muito importante para toda a comunidade e para a própria União das Etnias. “Entre tantas etnias que se formaram em nosso município e, muitas, que estão presente em nossa feira há mais de 20 anos, ter uma nova entidade cultural em formação é algo fundamental e nos motiva a continuar nosso trabalho. Para nós, esse é um ato de coragem, que mostra a união do nosso trabalho”, afirma.

O prefeito Valdir Heck ressaltou que essa trajetória é, por um lado, algo desafiador e por outro, emocionante, pois traz lembranças dos antepassados que vieram para cá. Emocionado, o presidente da Associação Japonesa, Mateus Mitsuo Asada, afirmou que esse momento é um sonho, que começou há 30 anos, com os pais daqueles que, agora, formam a entidade cultural.

“Lembro das reuniões que eram realizadas, com o sonho de integrar a Fenadi. Essa semente ficou plantada nos nossos corações e, 30 anos depois, nós conseguimos juntar descendentes e imigrantes para formar nossa etnia. Esse ano, a semente germinou, justamente no ano em que se completa 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Queremos resgatar a história da imigração japonesa em Ijuí e região, criando assim uma identidade cultural para os nossos filhos”, salienta o presidente. Mateus ainda agradeceu a todos os presentes, aos pioneiros e às pessoas que estão dando apoio à formação dessa nova etnia.

O evento contou com a presença de autoridades do município, presidentes das casas étnicas, a participação especial do Grupo de Danças Tradicionais Japoneses Shinsei, de Porto Alegre, assim como a do presidente Hiroshi Tanigushi do Enkyo Sul (Associação de Assistência Nipo-brasileira do Sul), além das 14 famílias que organizaram a Associação Sakura.

Com Assessoria da ACI