Lançada programação da Semana Farroupilha 2018

Evento realizado no CTG Laureano Medeiros na noite de ontem reuniu autoridades, tradicionalistas e imprensa

Lançada programação da Semana Farroupilha 2018

Nem o frio inibiu os convidados para o ato de Lançamento Oficial da Programação da Semana Farroupilha de Ijuí. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com as entidades tradicionalistas, reuniu autoridades civis e militares, tradicionalistas e imprensa. A Revista deste ano contém 40 páginas com um rápido histórico de cada entidade tradicionalista, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, bem como informações sobre a programação geral, as atividades específicas e orientações sobre o Ato de Abertura e o Desfilhe de 20 de Setembro, entre outros assuntos.

O prefeito Valdir Heck agradeceu a presença de todos aqueles que enfrentaram o frio para prestigiar o evento. “Ijuí sempre vive com muita satisfação, com muito prazer, a semana que reverencia a nossa Revolução Farroupilha. Eu já antevejo mais uma semana de grande destaque. A presença de todos, aqui, prova que nós amamos a tradição”, disse. O prefeito aproveitou, também, para destacar e agradecer a presença dos veículos de comunicação que colaboram com a organização do evento, ampliando a divulgação de toda programação.

O ciclo econômico, social e cultural, denominado Tropeirismo, que é considerado um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, constitui o tema norteador da Semana Farroupilha deste ano. O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Correa, deu às boas-vindas aos presentes e logo destacou a abertura de edital no valor de R$ 150 mil, em parceria com o Estado do Rio Grande do Sul, Programa Pró-Cultura. “Vamos fazer uma capacitação para todos os interessados”, disse. Sérgio lembrou, ainda, que os projetos a serem inscritos, devem pertencer a uma destas categorias: Música, Teatro ou Literatura.

Logo em seguida, o presidente da Associação Querência Gaúcha (ATQG), Marciano dos Santos, falou em nome de todos os patrões. “Que possamos ter uma semana maravilhosa e que possamos mostrar as nossas crianças que dentro do tradicionalismo conseguimos manter uma boa educação e que ele (o tradicionalismo) contribui para a formação de grandes pessoas (desenvolvimento humano)”, pontuou.

Também esteve em Ijuí, prestigiando o lançamento da Programação, o coordenador da 9ª Região Tradicionalista, Jorge Malheiros. “A gente se sente muito feliz com o que Ijuí vem fazendo, junto às entidades, também. Vocês estão de parabéns porque é muito importante essa divulgação”, afirmou.

Ao final, cada entidade e veículo de comunicação, ganhou uma Revista com a programação da Semana Farroupilha. Você também pode acompanhá-la em imagem, aqui na galeria de fotos e/ou ainda clicando aqui, onde ela está disponível para download.