Maior Exposição de Orquídeas é realizada na Expoijuí


Maior Exposição de Orquídeas é realizada na Expoijuí

Entre os dias 12 e 14 de outubro, ocorreu na ExpoIjuí Fenadi, a 9ª Exposição Nacional de Híbridos de Orquídeas. A programação contou com palestras técnicas e premiou 39 plantas ao final do evento.

Segundo os organizadores, esta foi a maior exposição já feita pelo Círculo de Orquidófilos de Ijuí, contando com um público de em torno de 3 mil pessoas que visitou o Pavilhão de Acesso ao Parque para conferir as plantas.

Entre as ganhadoras estão:

Melhor Cattleya Intermedia Marginata (símbolo do município de Ijuí): Orquidário Linhares – Osório/RS

Melhor Phalaenopsis: Marli Kapusta – Santiago/RS

Melhor Vandácea: Mercedes Albrecht – Ajuricaba/RS

Melhor Conjunto Floral: Ivo Richter – Cachoeira do Sul/RS

Melhor Híbrido Amarelo: Sérgio Gonçalves – Santiago/RS

Melhor Híbrido Vermelho: Cristina Litke – Ijuí/RS

Melhor Híbrido Hammeado/fantasia: Nilo Leal da Silva – Ijuí/RS

Melhor Híbrido Semi-Albo: Nilo Leal da Silva – Ijuí/RS

Melhor Híbrido Rosado-Lilás: Diree/Kurtwalter – Ijuí/RS

Melhor Híbrido Pintalgado: Darcí L. Streck – Cachoeira do Sul/RS

Melhor Planta da Exposição – Grande Campeã: Epidendron Renê Marques – Orquidário Olimpia – Sapucaia do Sul/RS

Três dos melhores especialistas estiveram presentes na Exposição, Marcos Campacci, da Revista AOSP (Associação de Orquidófilos de São Paulo), Thomas Adanski, especialista em híbridos e Roberto Martins, especialista em mini orquídeas. Além deles, também estiveram presentes o presidente da Federação de Orquidófilos do Rio Grande do Sul, Carlos Griebler, e o vice-presidente, Martinho Kuck.

O presidente do Círculo de Orquidófilos de Ijuí, Osmar Prochnow, afirma que a 9ª Exposição conteve o maior número de plantas registrado no evento. “O que chamou a atenção nessa edição, foi a grande variedade de plantas, em cores e na maneira como foi montado o pódio. Nós tivemos a participação de grandes especialistas e isso engrandece nosso evento. Só recebemos elogios para essa edição”, disse.

A exposição contou com 871 plantas, de 107 expositores, vindos de 17 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A Revista AOSP, pretende divulgar as atividades desenvolvidas durante a ExpoIjuí Fenadi para todo o Brasil e, também, internacionalmente. A 9ª Exposição contou, ainda, com pessoas da Argentina, Paraguai e Uruguai que vieram especialmente para visitar o evento.

A expectativa para o ano que vem, é bater os números atingidos e chegar num resultado final satisfatório, como foi neste ano.



Enviar por e-mail Imprimir

Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.