Mais de mil pessoas participam das últimas viagens do Trem das Missões

O projeto Trem das Missões: um reponte pelas etnias ofereceu passeios nos dias 21, 22, 23, 28 e 29 de setembro de 2019



Mais de mil pessoas participam das últimas viagens do Trem das Missões


Um final de semana de clima favorável e intensa movimentação na Estação Cultura marcou o encerramento da primeira edição do projeto Trem das Missões: um reponte pelas etnias. Mais de mil pessoas participaram dos passeios de Ijuí à Catuípe nos dias 28 e 29 de setembro de 2019. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério Público Federal (MPF), a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com sede no Estado de Santa Catarina, e os municípios de Ijuí, Catuípe e Santo Ângelo. 

Ao longo do percurso de 23 quilômetros, durante aproximadamente 2 horas, os passageiros tiveram a oportunidade de apreciar as paisagens naturais da região. O momento foi de nostalgia para muitos e de descobertas para outros. Sob o olhar atento de diversas gerações, o chefe de trem Everaldo Pilz explanou sobre o trabalho da ABPF, o projeto Trem das Missões: um reponte pelas etnias e a Maria Fumaça Mallet 204. A locomotiva, que data de 1950, tem capacidade para acomodar mais de 500 pessoas. 

Nas três estações ferroviárias – Ijuí, Catuípe e Santo Ângelo – os passageiros foram recepcionados com programações artístico-culturais. Em Ijuí, as atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET). O público pôde conferir exposições de artistas locais e apreciar canções executadas pela Banda Municipal Carlos Gomes.


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.