Monitoramento de Cobertura Vacinal da Secretaria de Saúde acontece no dia 10

Na terça-feira, 10, pela manhã ocorrerá o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal Pós Campanha de Multivacinação em Ijuí. Os setores sorteados correspondem aos bairros Modelo, Lulu Ilgenfritz, Boa Vista, São Paulo, Pindorama, Mundstock, Centro, Jardim, Independência, Colonial, Ferroviário, Assis Brasil, Getulio Vargas e interior (Santana).

Moradores dos bairros e do interior receberam visita domiciliar da equipe da sala de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Ijuí, que realizaram uma avaliação das carteiras de vacinação das crianças de 6 meses à 5 anos não completos, conforme Protocolo do Ministério da Saúde.

O monitoramento acontece desde 2011 e tem grande importância no controle eficaz da cobertura vacinal do país, com objetivo de erradicação de doenças transmissíveis, bem como sua propagação.

A meta da SMS é de atender 27 crianças em cada bairro e no interior. A equipe conta com 45 profissionais de saúde a campo e 4 avaliadores pós término da pesquisa .

A SMS conta com a colaboração da comunidade ijuiense, para que a Carteira de Vacinas da Criança esteja na residência no turno da manha do dia 10 de novembro. Em caso de chuva, será transferido para o dia 11, também pela manhã. O município de Ijuí tem experiências significativas na atividade e posteriormente ao monitoramento, muitas crianças com vacinas atrasadas são regularizadas e responsáveis tem dúvidas sanadas.