Mostra de trabalhos e relatos de projetos marcam seminário da Smed

O momento foi pensado e construído de forma coletiva pelas escolas e a Secretaria Municipal de Educação e alcançou seu objetivo que era socializar diferentes práticas pedagógicas.

Mostra de trabalhos e relatos de projetos marcam seminário da Smed

Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou na última semana de outubro, 29 e 30, na AABB, o 2º Seminário de Práticas: Projetos Interdisciplinares dos Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional Integrado ao Ensino.

O seminário contou com mostra de trabalhos e relatos de projetos. A programação teve início com um momento cultural, com canto e dança dos alunos da AABB Comunidade e a abertura oficial por parte do secretário de Educação Eleandro Lizot.

Na sequência o professor Paulo Feistenseifer palestrou a temática “Escola, Conhecimento e Democracia” que trouxe como questão orientadora de sua fala “Qual o lugar do conhecimento escolar em sociedades democráticas?”, resgatando o papel da escola e do professor. Após, a Escola Municipal Fundamental 15 de Novembro relatou o Projeto: “Jornal Digital Escolar” e da Escola Municipal Fundamental Doutor Ruy Ramos- EJA, com o Projeto: “Minha Escola Tem História”.

Na manhã do dia 30, as atividades iniciaram com a visitação da mostra de trabalhos e a leitura da crônica “ História de um Olhar ” da escritora Eliane Brum. Dando continuidade dos relatos dos educandários: Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi com o Projeto: “Eleições, o que você sabe?; Escola Municipal Fundamental Tomé de Souza com o “Projeto: Lixo- Conscientização, Transformação e Arte”; Escola Municipal Fundamental Estado do Amazonas com o Projeto: “O estirador de cordas: integrando conceitos nas diferentes áreas” e Escola Municipal Fundamental Joaquim Porto Villanova com o Projeto: “Wifi Livre”.

O coordenador pedagógico da Smed Valdir Sandri destaca que o seminário é uma ação do Programa Refletir. “Foi um momento importante de formação continuada com professores e equipes diretivas do Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional Integrado ao Ensino Médio, onde as escolas tiveram a oportunidade de relatar um pouco de seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula neste ano de 2018”, ressalta Sandri.