Município e Estado discutem desafios para alcançar uma atenção primária mais resolutiva

Encontro realizado hoje pela manhã no Gabinete do Prefeito contou também com a presença de representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde

Atacar os gargalos, melhorar a resolutividade e qualificar cada vez mais os serviços de urgência e emergências foram alguns pontos da pauta da reunião entre representantes do Poder Executivo e da Secretaria Estadual de Saúde. O encontro, no Gabinete do Prefeito, contou também com a participação de representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conas). A diretora do Departamento de Ações em Saúde, Ana Lúcia P. A. da Costa, que pela manhã se reuniu com o prefeito Valdir Heck e equipe de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, está em Ijuí, onde agora à tarde participa de reunião, no auditório do Hospital de Caridade, sobre a Planificação da Atenção Primária da Saúde.

No encontro, foram tratadas questões em geral, especialmente, os desafios e ajustes a serem feitos na Atenção Básica em Saúde, para qualificar o desempenho de serviços de maior complexidade, como especialidades e urgência e emergência, por exemplo. “Precisamos que a rede pública municipal de saúde dê conta e, para isso, precisamos fazer os acertos corretos na atenção básica”, assegurou Ana Lúcia.

O prefeito Valdir Heck aproveitou a oportunidade para solicitar providências do Estado no sentido de que Ijuí tenha uma segunda referência quando pacientes atendidos na UPA 24h necessitem de encaminhamento para instituição hospitalar. “Há momentos nos quais o HCI não pode ou não consegue receber esses pacientes e precisamos saber para onde encaminhá-los nesses casos”, assegurou.

O secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro reforçou as conquistas já alcançadas pelo município, um dos primeiros a aderir à proposta de Planificação da Atenção Básica. “O Sistema de Informação Municipal da Saúde (Simus) nos trouxe grandes conquistas e já nos permite ver de forma mais ampla o sistema como um todo. Isso nos permite também identificar onde há demandas reprimidas para definirmos as estratégias que possam ampliar a nossa resolutividade”, apontou.