Município intensifica a fiscalização contra focos do mosquito da dengue
Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Rinaldo Pezzeta, Ijuí está com um índice de infestação predial geral de 5,7, classificado como alto risco para a presença do mosquito, “por isso será realizada uma nova visita as residências, eliminando os pequenos depósitos de lixo que são os principais criadouros de mosquitos”.
A atividade será desenvolvida por agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA); Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental em Saúde.
Dia D: Para
sensibilizar a comunidade quanto aos perigos da doença, no dia 7 de março será
realizado mais um Dia D de combate a dengue. Na data serão dadas orientações
para a comunidade na Praça da República e em alguns pontos da cidade.
Prevenção: A melhor forma de se evitar a dengue é não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Para não se repetir: Durante a epidemia de 2010, foram diagnosticados mais de 3 mil casos de dengue tipo 2, além da doença assintomática. Embora as vítimas tenham desenvolvido imunidade à doença, existe a possibilidade de contágio pelos tipos 1, 3 ou 4, casos mais severos que evoluem para a dengue hemorrágica e que podem levar o paciente a óbito.