Município obtém concordância da Comissão Interpartite e do Comus para abrir UPA 24H

Decisão já havia sido informada na audiência pública da Saúde realizada ontem na Câmara de Vereadores

O Poder Executivo de Ijuí está realizando todas as etapas do processo que antecede a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na manhã de ontem,29, durante a audiência pública de prestação de contas (relatórios de Gestão e Técnico  estão disponíveis aqui) na Câmara de Vereadores, o secretário Josias de Abreu Pinheiro, com a anuência do prefeito, deu a notícia em primeira mão. “Ontem mesmo estivemos reunidos com a Comissão Intergestores Regional  (CIR) e hoje pela manhã com o Conselho Municipal de Saúde, momentos nos quais obtivemos a concordância para continuarmos com o processo”, pontua o secretário.

De acordo com Josias a decisão de implantação do serviço UPA é diferente do entendimento inicial do Poder Executivo de Ijuí que pretendia transferir para o novo prédio, o Pronto Atendimento, conhecido como Susão. “Essa mudança leva em consideração exatamente a necessidade que já temos de mais espaço e a UPA nos dará a condição de oferecer um ambiente mais qualificado”, explica.

Em junho, segundo o secretário, o assunto será levado à reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que se reunirá no dia 18, em Porto Alegre. “Com a concordância dessa Comissão, o muncípio poderá abrir a UPA”, observa o secretário. Somente depois de estar em funcionamento, o município receberá a visita de técnicos do Ministério da Saúde, que farão uma visita in loco, para averiguar se todos os critérios estão sendo atendidos.