Ação na Praça da República marcou passagem do Dia Mundial de Combate à Aids

Oferta de testes rápidos de HIV revela preconceito ainda existente sobre Aids

Ijuí marcou a passagem do Dia Municipal da Aids neste domingo, 1º, com uma ação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde. Das 15 às 19h, as equipes estiveram na Praça da República, oferecendo às pessoas interessadas, testes rápidos de HIV.

Oferta de testes rápidos de HIV revela preconceito ainda existente sobre Aids

De acordo com a coordenadora do Serviço, enfermeira Ana Letícia Missio, ainda há muito preconceito em relação ao HIV. “Embora as informações tenham se popularizado, as pessoas ainda se sentem constrangidas em se expor,”, afirmou ao comentar os 24 testes realizados em todo o período em que estiveram presente da Praça.

As pessoas até se aproximavam, perguntavam o que as equipes estavam fazendo, mas se afastavam sem fazer o teste. “Aproveitamos a ocasião para, também, orientarmos as pessoas, pois a Aids se combate com informação. O uso da camisinha é fundamental e o compartilhamento de seringas e agulhas é desaconselhado”, reforça.