#PARQUEATIVO inicia com programações de desporto e cultura

2ª Educação Escoteira, 1º EcoMovimento e 1º Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares integram a programação

#PARQUEATIVO inicia com programações de desporto e cultura

O primeiro dia do #PARQUEATIVO em Ijuí começou pela manhã com atividades no Parque de Exposições Wanderley Burmann, seguido de dois eventos à noite no Auditório da Sede Acadêmica da Unijuí e no CTG Clube Farroupilha.

#PARQUEATIVO inicia com programações de desporto e cultura

Como parte da 2ª Educação Escoteira, alunos do Ensino Fundamental participaram ao longo do dia de oficinas escoteiras no Bosque Saci Pererê do Parque, em promoção do Grupo Escoteiros Farrapos Carijós, Aipan e Cursos de graduação da Unijuí.

À noite, a programação foi composta por eventos simultâneos, ambos com início às 19h30. Na Unijuí,o 1º EcoMovimento: Práticas Corporais e Educação Para a Vida houve palestra sobre Corporeidade, Ecologia e Saúde na Contemporaneidade com o professor Doutor Sidinei Pithan da Silva, e mediação do professor Doutor Paulo Carlan, com a presença de alunos do curso de Educação Física e comunidade em geral.

#PARQUEATIVO inicia com programações de desporto e cultura

No CTG Clube Farroupilha, por sua vez, teve início o 1º Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares, com execução da Banda Municipal Carlos Gomes, realizado em conjunto do Conselho Estadual da Cultura, Comissão Gaúcha de Folclore, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Poder Executivo de Ijuí, Ueti, Unijuí, 36ª CRE e Fundação Santos Hermann. A programação da noite foi composta por abertura da Exposição “Paixão pelo Rio Grande” sobre a vida e obra de João Carlos D’Ávila Paixão Cortês, no Museu Farroupilha, palestra cultural “A importância da Cultura na Construção da Identidade” com a Doutora Maria Eunice Maciel, seguida por homenagem aos 75 anos do CTG.

Na ocasião, o prefeito municipal, Valdir Heck, agradece as autoridades pelo incentivo à cultura presente em Ijuí. “A cultura é o caminho mais curto para se gerar inclusão social tão necessária”, destaca o chefe do Executivo. O patrão do CTG, Altemir Thomé, agradeceu a homenagem em nome de toda a patronagem e representantes da história, “emocionado por escutar tantas palavras boas em tão curto espaço de tempo”, finalizou ele ao fim da cerimônia onde recebeu Comenda de Mérito Cultural em reconhecimento à referência da entidade como precursora do tradicionalismo gaúcho.