Portaria oficializa adesão do município ao Susaf/RS

Na prática, significa a abertura do mercado regional para agroindústrias interessadas em expandir suas vendas

Portaria oficializa adesão do município ao Susaf/RS

Foi publicada no Diário Oficial do Estado em 27 de dezembro último, a Portaria 405/2019 de 25 de novembro do mesmo ano, que oficializa a adesão do município de Ijuí ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte - Susaf/RS. A portaria resulta de decisão tomada pelo Executivo Municipal, em reunião do prefeito Valdir Heck com o secretário, vice-prefeito Valdir Zardin e o médico veterinário Adriano Lorenzoni, ocorrida em 16 de agosto último. “Na prática, a publicação da portaria representa um avanço comercial para as agroindústrias locais que poderão vender seus produtos fora de Ijuí”, observa Lorenzoni.

Mas para isso, orienta, é necessário se habilitar. Assim, as agroindústrias familiares, cujos proprietários tenham interesse em expandir seus negócios para outros municípios da região, devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) para dar início ao processo de habilitação. “A Portaria apenas oficializa o reconhecimento da equivalência do Serviço de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal do município de Ijuí para adesão ao Susaf/RS, mas para a efetiva comercialização em outros municípios é necessária a habilitação das agroindústrias interessadas”, reforça.

Das agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal, três já demonstraram interesse em aderir ao Susaf, segundo o Adriano, para ampliar seus mercados, aumentando assim a geração de renda   em suas propriedades rurais.