Prefeito e secretária de Desenvolvimento Social abrem capacitação para Conselheiros Tutelares

Primeiro treinamento está sendo realizado no Cerest Missões e reúne titulares e suplentes eleitos em outubro deste ano

O prefeito Valdir Heck e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Romi Rohde, participaram na noite de ontem, 12, da capacitação para conselheiros tutelares – titulares e suplentes – convocada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), assistente social Cristiane Barasuol. O primeiro treinamento de que participam os conselheiros tutelares eleitos em outubro deste ano está sendo realizado no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Missões durante todo o dia de hoje.

Na ocasião, o prefeito destacou a importância do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar, cujo papel é zelar pela garantia de direitos de crianças e adolescentes em situação de risco. “Além do trabalho com a criança propriamente dita, precisamos atuar também com as famílias. Com isso, talvez possamos fortalecer vínculos”, pontuou Valdir Heck.

A secretária Romi também destacou a relevância do papel desempenhado pelo conselheiro tutelar, um órgão  permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, que deve atender, mas também, aconselhar pais ou responsável, podendo  promover a execução de suas decisões, mesmo que para isso tenha que requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança e/ou até mesmo  representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações. “Aqui em Ijuí temos uma rede de proteção funcional, capaz de dar o apoio necessário ao desenvolvimento do trabalho realizado pelos conselheiros”, lembrou.

A programação da capacitação continua hoje, 13, também das 19h às 22h20, amanhã, das 8h às 11h20 e das 13h30 às 16h50 e no dia 16 de dezembro de 2019, das 19h às 22h20.  E, segundo a presidente do Comdica, órgão fiscalizador e responsável pelas definições de propostas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes, ao reforçar a importância da qualificação dos conselheiros, garantiu a continuação da formação continuada, por meio do convênio entre a Unijuí, no ato de ontem, representada pela coordenadora, professora Graciele Vadas Zardim,  e o município de Ijuí. “Provavelmente, ainda no primeiro semestre de 2020, teremos o segundo módulo do curso de capacitação, com 20 horas de duração”, disse.

Ainda de acordo com a presidente do Comdica, a posse dos Conselheiros Tutelares acontecerá no dia 6 de janeiro próximo, em cerimônia no Salão Farroupilha,