Prefeito faz balanço das audiências em Porto Alegre e da assembleia da Famurs



Prefeito faz balanço das audiências em Porto Alegre e da assembleia da Famurs

A construção das paralelas da BR 285, entre o Aeroporto de Ijuí e a delegacia da Polícia Rodoviária Federal, aguardada há alguns anos, deverá ter novo impulso.  Pelo menos esta é a expectativa a partir da reunião do prefeito Valdir Heck com a  superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes ( Dnit), em Porto Alegre, na quarta-feira, antes de seguir para a assembleia de verão da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que está acontece em Torres.

Prefeito faz balanço das audiências em Porto Alegre e da assembleia da Famurs

Na audiência com o coordenador de engenharia do órgão, Pedro Coutinho, o prefeito ijuiense recebeu informação que houve chamamento de nova empresa para terminar o projeto executivo e demais complementos, visto desistência da anterior. “A previsão é concluir o projeto até final deste ano, inclusive com definição do orçamento a ser investido. Após, vai ocorrer busca de dinheiro para a obra”, observa Valdir Heck.

O prefeito Valdir Heck também manteve reunião no Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), visto projeto de iluminação noturna e ampliação da pista do aeroporto de Ijuí. “Há perspectiva de um representante do DAP visitar o aeroporto a fim de verificar detalhes para as obras”, adianta o chefe do Executivo. A iluminação visa permitir voos executivos noturnos. Valdir Heck aproveitou para destacar também que,  no momento, ocorre colocação de pedras na cabeceira, lado norte, a fim de servir como base para ampliar a pista em 300 metros. Ontem, Valdir Heck também solicitou apoio da direção do Badesul para agilizar a liberação do financiamento, já requisitado, a fim de investir em asfaltamentos na cidade e nos acessos aos distritos.

O prefeito ijuiense, ainda hoje, participa da assembleia de verão da Famurs, em Torres. Demais representes de prefeituras da região também estão no encontro. Ontem, na assembleia da Famurs, em Torres, o prefeito de Ijuí conversou com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergman, sobre dinheiro que o município tem para receber do Estado. No total são cerca de R$  5 milhões que deixaram de ser repassados ao município.  “A secretária Arita Bergman informou que o governo gaúcho vai pagar as pendências financeiras com as prefeituras em 36 meses, a partir de março próximo”, revela.

Ainda hoje,  último dia da assembleia da Famurs, Valdir Heck pretende se reunir com o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, que vai estar no evento. O chefe do Executivo de Ijuí vai requisitar ajuda para receber dinheiro da União a fim de investir na construção do Parque da Pedreira, que está em andamento, além da extensão de prazos.


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.