Prefeito, primeira-dama e coordenadora da mulher prestigiam entrega do Troféu Mulher Cidadã

Cerimônia de entrega do Troféu, conforme prevê a Resolução 821/2004, marcou a sessão ordinária da Câmara de Vereadores

O prefeito de Ijuí Valdir Heck, a primeira-dama Jussara Maria Bonamigo Heck e a titular da Coordenadoria da Mulher, Noemi Huth, participaram na noite de ontem, 25, da sessão da Câmara de Vereadores marcada pela entrega do Troféu Mulher Cidadã. Instituída pela resolução nº 821, de 04 de março de 2004, de autoria da vereadora Helena Stumm Marder (PDT), o Prêmio se destina a agraciar mulheres no Município que tenham contribuído com trabalho e exemplo de vida, relevantes na área política, econômica e social. Neste ano foram destacadas Gessy Salete Trombetta Ballin, Girlei Jesuá Kutter Burmann e Odete Maria Zandoná Schneider, esta representada pelo seu filho Mateus Schneider.  Durante a sessão, a Associação Cultural Novo Tom apresentou, ao som de flauta e teclado, músicas do seu repertório.

Confira um pouco do  histórico das homenageadas:

Gessy Salete Trombetta Ballin – Nascida em Engenho Velho/RS, e casada com Fioravante Batista Ballin e mãe Marcelo. Filha de Oreste (in memoriam) e Josefina Trombetta, agricultores, de família de nove filhos. Ingressou na UPF – Universidade de Passo Fundo, no Curso de Graduação em Letras. Mudou-se para Ijuí, onde finalizou o curso na Unijuí. Em todo esse período de formação profissional ministrou aulas em diversas escolas. Na atuação comunitária participa como integrante do Lions Clube de Ijui desde 2006. E desde 2007, integra o Fórum Permanente da Mulher. Foi 1º Dama do Município de Ijuí, por dois períodos (2009-2016), atuando com seu Gabinete junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, auxiliando as pessoas no atendimento de suas necessidades. Idealizadora do Projeto Outubro Rosa em 2010.

Girlei Jesuá Kutter Burmann – Nascida em Ijuí/RS é filha de Arthut Burmann e de Nilza Kutter Burmann. Mãe de Simone e Emerson Burmann. Graduou-se em Administração de Empresas, pela Unijuí. Em 196l, exerceu profissão de professora concursada. Foi chamada, pelo então prefeito Beno Orlando Burmann, para trabalhar em seu gabinete, no qual permaneceu ate o fim da gestão. Desde 2014, vem trabalhando como voluntária na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ijuí. E desde março de 2017 exerce a função de presidente da entidade que tem por objetivo principal ajudar pessoas carentes que estejam com câncer, orientando-as também sobre a prevenção.

Odete Maria Zandoná Schneider – Nascida em Marcelino Ramos/RS é filha de Olimpio Zandoná e de Miltika Maas Zandoná. Casada com Paulo Rudi Schneider é mãe de quatro filhos e avó de Luca Davi. Em fevereiro de 1981 fixou residência em Ijuí, quando seu esposo assumiu a docência na Unijuí. Odete é membro do Conselho Municipal do Idoso (atividade voluntária) onde compõe a mesa-diretora desde o ano de 2017. Nesse conselho é cidadã ativa, onde tem atuado com protagonismo, para alcançar os objetivos do conselho.

Após a leitura dos históricos das agraciadas, a vereadora Helena Stumm Marder, representando os demais parlamentares, fez uso da tribuna e leu uma mensagem em homenagem às mulheres. Conforme ela, o prêmio Troféu Mulher Cidadã já agraciou 48 senhoras.

A titular da Coordenadoria da Mulher, Noemi Huth, parabenizou as homenageadas, destacou o significado do prêmio e, principalmente, a importância das políticas públicas para as mulheres. A primeira-dama Jussara Heck também se pronunciou e, logo depois, foi a vez do prefeito Valdir Heck, falar aos presentes. Ambos fizeram questão de deixar clara a importância do papel desempenhado pelas mulheres no processo de desenvolvimento de Ijuí.