Prefeito recebe cópia do relatório anual do Escritório da Emater em Ijuí

A chefe local, Roseli Helena Noronha Aenlhe Corrêa e equipe se reuniram na manhã de hoje com o prefeito Valdir Heck para a entrega do exemplar do relatório anual

Prefeito recebe cópia do relatório anual do Escritório da Emater em Ijuí

O prefeito Valdir Heck recebeu na manhã de hoje a Chefe Municipal do Escritório local da Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), Roseli Helena Noronha Aenlhe Corrêa, e equipe. Na ocasião, trataram sobre o trabalho desenvolvido no decorrer de 2019 e perspectivas para o próximo ano e, também, fizeram a entrega de um exemplar do relatório anual das atividades desenvolvidas no campo da assistência técnica e também da extensão rural.

Prefeito recebe cópia do relatório anual do Escritório da Emater em Ijuí

No documento com mais de 30 páginas estão reunidos dados com os quantitativos de projetos encaminhados e recursos vindos para o município, assim como informações institucionais com os objetivos da Emater/Ascar e as diretrizes que norteiam sua política de atuação. Entre os destaques, está o trabalho desenvolvido junto às agroindústrias. Atualmente são 24 indústrias cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), sendo 19 com inclusão no programa que possibilita a comercialização de acordo com a legislação vigente, envolvendo 68 famílias, e encaminhamento de dois projetos de crédito.

Ainda em relação à obtenção de créditos, segundo Roseli Corrêa, houve o encaminhamento de 213 propostas para custeio e investimentos para 134 agricultores, o que significa um incremento de R$ 7.131.769,87 na economia do município. “Totalizamos mais de 3 mil atendimentos no ano, sendo que 944 das 1.244 famílias atendidas foram sem repetição, ou seja, um único encaminhamento, enquanto as demais tiver dois ou mais atendimentos”, explica.

O prefeito Valdir Heck destacou a importância do trabalho realizado pela Emater junto à agricultura familiar do município. “Essa é uma das muitas parcerias que temos de suma importância para o desenvolvimento da economia do primeiro setor. O município sozinho não teria como dar conta de tudo e não teria esse importante alcance socioeconômico que a Emater/Ascar nos proporciona”, pontua.