Prefeito Valdir Heck se reúne com Comitiva que participou do Seminário Brasil-China ontem

Na ocasião o chefe do Executivo ijuiense esteve representado pelo vice-prefeito Valdir Zardin e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Tambara


Prefeito Valdir Heck se reúne com Comitiva que participou do Seminário Brasil-China ontem


O prefeito Valdir Heck esteve no Hotel Vera Cruz para um encontro rápido com a comitiva que veio a Ijuí para participar do Seminário Brasil-China. Um pouco antes, também na manhã de hoje, 18, o grupo havia recebido jornalistas para uma coletiva de imprensa.  O prefeito aproveitou para entregar ao líder da Comitiva, Fabio Hu, um kit com as miniaturas da Bandeira de Ijuí e do Monumento ao Imigrante.

A vinda dos chineses ao município resulta da articulação entre o Fórum Ijuí Mais e a Frente Parlamentar Brasil-China da Assembleia Legislativa do RS. Depois de conversar com o presidente da Câmara de Desenvolvimento e Comércio Brasil-China no País, Fábio Hu, o prefeito destacou a importância da troca de experiências com outras nações.

Além de Fábio Hu, também compuseram a Comitiva os chineses: Wu Guiqiu, Wang Ying, Guo Xiaotong.  Eles  estavam acompanhados do deputado,   Jeferson Oliveira Fernandes, Umberto de Bem Macielm, Paulo Marcelo Pinent Tigre,  Jorge Burmann, do assessor do deputado, Janquiel Zeni Papini e de Ulisses Acuña Veja.

Além de Ijuí, aqui na região, o roteiro da comitiva inclui Santa Rosa e Santiago. O intercâmbio comercial entre os dois países existe há 17 anos.  Ele destacou a necessidade de as empresas gaúchas diversificarem as exportações para o país asiático. Para Hu, o  Rio Grande do Sul tem um grande potencial na produção de alimentos, há vários anos já se vende grãos para a China. Atualmente estamos iniciando o comércio de outros produtos, como o leite. Já o  presidente da Câmara de Comércio e Desenvolvimento Internacional Brasil-China Sul, Paulo Tigre, que também esteve em Ijuí, destacou a relevância do aumento das exportações para a Ásia, assim como trazer investimentos chineses para projetos em solo gaúcho. De acordo com ele, de  2007 para cá, em termos de projetos, foram mais de R$ 98 bilhões investidos por chineses no nosso País. Desse total, só 11% ficaram na região Sul, entre os três Estados. A missão, agora, é aumentar essa participação, melhorar o ambiente de competitividade nos negócios. 


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.