Procon Municipal de Ijuí participa de cursos de capacitação no Procon RS

Capacitação permanente dos dirigentes de Procons do Rio Grande do Sul é uma das metas para 2017

Procon Municipal de Ijuí participa de cursos de capacitação no Procon RS

Nos dias 11 e 12 de maio de 2017, a assessora jurídica do Procon de Ijuí , Andréia Santos, esteve em Porto Alegre, no Procon RS, onde participou de cursos que foram oferecidos, tendo a participação de representantes de mais de 40 Procons municipais.

No dia 11 de maio, foi o curso relativo ao Sindec, um sistema de integração nacional das ações e informações relativas à defesa do consumidor, constituindo-se, na prática, de um programa de informática utilizado no atendimento aos consumidores. “O Procon de Ijuí já é integrante deste sistema, mas é importante estarmos sempre atualizados acerca das inovações que vão sendo agregadas ao serviço”, diz. Além da otimização do atendimento, outra vantagem do sistema, de acordo com Andréia é a geração de relatórios gerenciais.

No dia seguinte, a assessora jurídica do Procon de Ijuí participou da primeira Reunião de Gestão, visando à integração e ao fortalecimento das instituições de defesa do consumidor, por meio de ações conjuntas. Esse momento, segundo Andreia serviu ainda para troca de experiências e uniformização de procedimentos, buscando o alinhamento de ações. “O objetivo é fortalecer os serviços de proteção ao cidadão, melhorando, inclusive, o acesso a esses serviços”, acentua.

A partir desse primeiro encontro, outros deverão ocorrer ainda este ano e de forma descentralizada. Segundo Andréia, a previsão é de que a próxima reunião seja em Santa Maria.