Programa Fios e Desafios forma primeira turma em Curso Básico de Libras

Cerimônia acontece nesta sexta-feira, 13, às 14h, na Estação de Cultura e Lazer de Ijuí


Programa Fios e Desafios forma primeira turma em Curso Básico de Libras


A primeira turma do Curso de Básico em Língua Brasileira de Sinais ( Libras) recebe certificado amanhã. A cerimônia está prevista para as 14h na Estação de Cultura e Lazer de Ijuí com a presença do prefeito Valdir Heck e dos secretários de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro e de Educação, Eleandro Lizot. O curso está inserido no Programa Fios e Desafios da Smed e quer difundir a Libras dentro das secretarias e repartições públicas. “A ideia é que servidores aprendam, para além da língua, sobre a cultura e a identidade surda e assim possam melhorar ainda mais o atendimento nos serviços oferecidos pelo município”, observa Eleandro.

Com 40 horas de duração, o curso teve aulas semanais ministradas pela professora Sheila Kommers, Proficiente em Libras pelo Ministério da Educação. As oficinas tiveram como público-alvo, primeiramente, um grupo de trabalhadores da área da Saúde. “Este grupo é integrado por prestadores de serviços de um dos setores  de atendimento mais emergenciais à população”, explica o secretário da Saúde, Josias Pinheiro.

A ideia é, posteriormente, estender a  formação aos demais espaços e secretarias, conforme as necessidades cotidianas de comunicação de cada setor. 


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.