Programa Materno Infantil é discutido na SMS

O Programa Materno Infantil  foi pauta de reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde de quarta feira, 13, onde estavam presentes representantes de integrantes do programa como Secretaria Municipal da Educação (Smed); 36ª Coordenadoria Regional de Educação; Coordenadoria Municipal da Mulher; Susepe; Hospital de Caridade de Ijuí; representantes do Projeto de Prematuros da Unijuí;  17ª Coordenadoria Regional de Saúde, além da presença de diversos profissionais que atuam junto a SMS nas áreas da Vigilância Epidemiológica, Saúde da Mulher e Atenção Básica (UBS e ESF).

Conforme a coordenador de Gestão em Saúde da Secretaria, Márcia Ulmann, “o objetivo deste grupo é propor ações relacionadas à saúde materna e infantil e intervir em situações de risco para as mães, gestantes e crianças do município”. Desta forma, o programa busca promover educação em saúde referente à sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis, oportunizar o acesso à orientação em planejamento familiar e a todos os métodos contraceptivos, assistir a mulher durante pré-natal, promover o aleitamento materno e crescimento e desenvolvimento, facilitar o acesso das mulheres à informação e a exames preventivos de câncer, assistir a mulher durante o climatério.

Programa Materno Infantil é discutido na SMS

A pauta da reunião foi discutir ações para trabalhar o aleitamento materno no Município e ações para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 01 a 08 de agosto. “Várias ideias surgiram como exposições, busca de parcerias com bairros, matérias de divulgação, capacitação de profissionais”, pontuou Márcia.

A ação imediata é um maior estreitamento entre a Maternidade do HCI e a Vigilância Epidemiológica Municipal acrescentando junto às informações os casos com maior necessidade de monitorização sobre o aleitamento materno para auxiliar a mãe junto a rede municipal.

Para finalizar, Márcia acrescenta a projeção de promover um encontro regionalizado sobre Aleitamento Materno que será organizado pelo Programa Materno Infantil.