Projeto de implementação de processo eletrônico é aprovado pelo prefeito Valdir Heck


Projeto de implementação de processo eletrônico é aprovado pelo prefeito Valdir Heck

Mais um importante passo para o desenvolvimento de Ijuí foi dado ontem, 26. Integrantes do comitê de inovação do município apresentaram para o prefeito municipal Valdir Heck e demais membros do executivo a proposta de implementação do Processo Eletrônico na administração municipal, que consiste em registrar e tramitar em meio digital as demandas do município: protocolos, memorandos, ofícios, processos administrativos e chamados técnicos.

Na ocasião, o coordenador do Comitê Estratégico da Região Noroeste e Missões do Programa Inova-RS e servidor, Cristiano Palharini, expôs a necessidade de uma mudança cultural na forma de fazer a fim de gerar economia, otimização dos processos e segurança. O cidadão poderá abrir protocolos de sua casa ou escritório, o trâmite interno de forma eletrônica pelo município vai possibilitar reduzir muito o tempo de solução das demandas. Estima-se, por exemplo, que o tempo médio para expedição de um Alvará de Funcionamento de uma empresa possa reduzir cerca de 60%, apenas com a adoção do Processo Eletrônico. O chefe do executivo apoiou a iniciativa que segundo ele irá ser um importante passo para tornar Ijuí uma cidade digital.

O Processo Eletrônico faz parte de um projeto mais amplo, o qual busca articular todas as iniciativas de inovação com uso de tecnologias, em seu âmbito está previsto o desenvolvimento de uma solução que possa agregar em um lugar todas as ferramentas que facilitam o encaminhamento das principais demandas burocráticas. O prefeito Valdir Heck de imediato aprovou a elaboração de edital para contratação de empresa que irá  viabilizar a implementação do novo sistema.


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.