PSE realiza encontro de formação sobre gênero e sexualidade

Na noite do dia 13 de setembro, o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou o terceiro módulo de formação deste ano, direcionado aos profissionais da saúde e da educação, abordando como temática o processo de construção das identidades de gênero e a diversidade de orientação sexual. O PSE tem como objetivo articular ações de colaboração e interface entre saúde e educação, buscando melhores condições para qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania de crianças, adolescentes e jovens.

O encontro de formação esteve sob responsabilidade da equipe do Serviço de Atendimento Especializado de Ijuí (SAE), e contou com um painel inicial do Psicólogo Vladinei Weschenfelder sobre o movimento feminista no Brasil e sobre a luta pelos direitos sexuais e de gênero, tomando como referência o princípio ético “diferentes mas não desiguais”. Nesta noite também foi conduzida uma discussão sobre elementos do cotidiano de trabalho junto às redes de saúde e de educação municipal e estadual, reconhecendo a diversidades de gênero e de orientação sexual como traços presentes em nossa comunidade.

PSE realiza encontro de formação sobre gênero e sexualidade

Foi destacada pelos participantes a necessidade de um processo de formação continuada com os profissionais em torno desta temática, de modo a qualificar o acesso e o acolhimento nas áreas da saúde e da educação para todas as pessoas, independente das suas características de gênero ou da orientação sexual, abrindo também a oportunidade de discutir e superar o preconceito e a segregação.

Próximo encontro  acontece no dia 4 de outubro, onde será abordado a temática sobre alimentação saudável no cotidiano do escolar. Contatos para agendamento de palestras, oficinas e rodas de conversa sobre esta temática e sobre prevenção a infecções sexualmente transmissíveis podem ser realizados junto ao SAE, na Rua 19 de Outubro, 752 e pelo fone 3331-8891.