Realizada 1ª reunião do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias

Depois de alcançado o título no âmbito do Estado, trabalho agora visa a declaração nacional

Realizada 1ª reunião do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias

A 1ª reunião do Comitê, que buscará o reconhecimento de Ijuí como Capital Nacional das Etnias, ocorreu na tarde desta quarta feira,16, no Gabinete do prefeito Valdir Heck e contou com a presença dos representantes das entidades que compõem o grupo de trabalho.

Ao abrir a reunião, o prefeito Valdir Heck saudou a todos e destacou a responsabilidade de cada instituição representada no Comitê. “Esse é um grupo de trabalho que busca na conquista deste título, consolidar cada vez mais o movimento étnico cultural de Ijuí”, observa o prefeito.

Durante a reunião, o produtor Cultural Chico Roloff fez um relato das ações que foram desenvolvidas em torno do projeto, desde 2016, pela União das Etnias (Ueti). Ele destacou as manifestações oficiais de apoio por parte do Governo do Estado, do Conselho Estadual de Cultura, da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e mais recentemente da Comissão Gaúcha de Folclore. Roloff deu ênfase ao trabalho da União das Etnias na busca deste reconhecimento e das inúmeras manifestações voluntárias de apoio ao pleito.

No encontro ficou definida, ainda, a necessidade de criação de um grande projeto em torno do tema. “A ideia envolve desde aspectos arquitetônicos do município, aos bens e serviços oferecidos, na expectativa de tornar Ijuí a Capital Nacional das Etnias”, explica Roloff.

Realizada 1ª reunião do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias

Isso não só evidencia a importância e deixa clara a percepção dos integrantes do grupo de trabalho, de que não basta Ijuí ser de direito a Capital Nacional das Etnias, precisa sê-lo também de fato, ou seja, que esse status lhe permita colher todos  os frutos dele advindos. “Buscamos o título, antevendo os benefícios que ele poderá nos proporcionar, impactando diretamente a cultura, a sociedade e a economia do município, fomentando principalmente o turismo cultural”, observa o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Correa.

E, nesse sentido, todos os presentes manifestaram suas sugestões de estratégias, restando definido que será realizado um Seminário no mês de agosto, a fim de apresentar o projeto à população. Também decidiram que à União das Etnias caberá a coordenação das atividades do Comitê, sendo responsável, juntamente com a Unijuí, pela criação de um documento que fundamente o projeto para sua defesa em nível federal. A próxima reunião deverá acontecer no inicio do mês de junho.

Fazem parte do Comitê as seguintes instituições: Poder Executivo, por meio do Gabinete do Prefeito e secretarias municipais de Cultura, Esporte e Turismo, Educação, e  Desenvolvimento Econômico; Poder Legislativo, por meio da Mesa-Diretora; Conselhos Municipais – de Desenvolvimento e de Cultura; 36 Coordenadoria Regional de Educação; Associação Comercial e Industrial de Ijuí, União das Etnias de Ijuí e Unijuí.