Rede Municipal de Ensino de Ijui está entre as 13 melhores médias do Ideb no Estado

Nesta quinta-feira, 8 de setembro, o Ministério da Educação (MEC) apresentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um índice que busca dar uma espécie de “nota” à educação no Brasil. A Rede Municipal de Ensino de Ijui está entre as 13 melhores médias do Rio Grande do Sul, sendo que nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano, atingiu a média 6,8 superior a meta projetada para 2021 que era de 6.

O secretário Municipal de Educação Eleandro Lizot esteve com o prefeito Fioravante Ballin no início da tarde, apresentando os dados, quando destacou que o nota obtida no Ideb é o resultado do trabalho realizado pela administração municipal, como a melhoria de estruturas físicas das escolas e material didático pedagógico, formação continuada disponibilizada aos professores, valorização dos profissionais com a implementação da lei do piso, comprometimento dos professores, equipes diretivas e também do envolvimento da família com a educação dos filhos. "Melhoramos a infraestrutura das 25 escolas da rede e primamos pelo bem estar dos profissionais, pois nosso objetivo final é a qualidade do ensino", ressaltou Ballin.

A escola municipal que apresentou melhor desempenho nos anos iniciais foi o Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), com nota 7,6, melhorando seu desempenho em 1,1 ponto em relação a sua média do ano de 2013. Já nos anos finais a Escola Municipal Fundamental Soares e Barros teve o melhor índice, com nota 6,1.

Sobre Ideb - Criado em 2007, o Ideb é o índice que avalia a qualidade dos ensinos fundamentais e médio em escolas públicas e privadas. A "nota" do ensino básico varia numa escala de 0 a 10. Conforme meta do MEC, o Brasil precisa alcançar até 2021 a média 6 nos anos iniciais do ensino fundamental.

O indicador é divulgado a cada dois anos e é calculado com base nos dados do Censo Escolar (com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), como a Prova Brasil.