Representantes do Poder Executivo de Ijuí acompanham lançamento do Inova RS

Ato teve lugar no auditório da Acisap, em Santa Rosa, e contou com a presença do secretário de Estado da Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb

Representantes do Poder Executivo de Ijuí acompanham lançamento do Inova RS

O Poder Executivo de Ijuí marcou presença na tarde de ontem, 6,  no ato de lançamento do Programa Inova RS do governo do Estado. Participaram do evento na Acisap, de Santa Rosa,  o diretor-presente do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), Rubem Härter, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Marcos Henkes, e a chefe de equipe da Coordenadoria de Comunicação, Rosamar Silva.

Além do ato oficial de abertura, a programação se constituiu de outros dois momentos: primeiro, o secretário de Estado da Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, apresentou a proposta do evento denominado Marco Zero Inova RS Região Noroeste e Missões, representada e, num segundo momento, houve um encontro entre aqueles que irão compor o Comitê Técnico e o Comitê Estratégicos.

O Programa Inova RS quer incluir o Estado do Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental. A ideia é envolver as oito regiões representativas do Estado. E, de acordo com o secretário, ao montar a proposta, o governo do Estado buscou inspiração em projetos de sucesso não só aqui no Brasil como também em  experiências como a 22@barcelona (Espanha) e Ruta N (Colômbia).

Com representante da região de Ijuí falou o vice-reitor  de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González. Ele destacou a atuação da Universidade no que diz respeito à inovação e à tecnologia. Entre as ações há inclusive um projeto que está sendo desenvolvido em parceria com o Demei.