Reunião avalia situação do aedes aegypti no Estado amanhã

De Ijuí participam do evento, o secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro e o coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta

Reunião avalia situação do aedes aegypti no Estado amanhã

A situação do aedes aegypti no Rio Grande do Sul será o tema de reunião estadual que acontece amanhã, em Porto Alegre. Na ocasião, o município de Ijuí estará representado pelo secretário de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, e pelo coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta.

A reunião, segundo o secretário, tem o objetivo de discutir o risco de transmissão, na próxima sazonalidade, da dengue, chickungunya e zika, mediante o cenário atual de infestação por aedes aegypti e as ações para este enfrentamento. “Em Ijuí estamos numa situação confortável, com índice de infestação inferior ao limite máximo admitido. Mas não podemos relaxar, ao contrário, precisamos aproveitar esse cenário para realizarmos as ações necessárias que nos permitirão evitar o aumento da infestação quando as altas temperaturas chegarem”, pontua Josias.

Atualmente em Ijuí, de acordo com o secretário, o índice de infestação é de 0.2, o maior foi de 3.7 registrado em março de 2019.

Confira a programação preliminar do evento:

Quarta-Feira – 25.09.2019

Secretária Estadual da Saúde

Presidente do Consems

9h30

Programa Estadual de Vigilância e Controle do Aedes aegypti  -

Situação no RS no 1º semestre de 2019;

Análise dos resultados do último LIRAa com o mapa de risco.

Bióloga Carmen Silvia Gomes

10h45 – Intervalo

Distribuição dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika no

1º semestre de 2019 - perspectivas para a próxima sazonalidade.

Enfermeira Tani Ranieri

12h – 13h30 – Intervalo para o  Almoço

Atenção Básica em áreas de risco de transmissão vetorial.

Agentes Comunitários de Saúde nas ações do Aedes e  Legislação.

Supervisões e Capacitações das Equipes Municipais.

Agente de Saúde Publica - Jair Martins

15h15 -15h45 – Intervalo

16h15

Mesas - Experiências Municipais

Município de Sarandi: Mobilização no enfrentamento dos casos de Dengue  2019 – lições aprendidas.

16h45

Município de Tenente Portela: Mobilização no enfrentamento dos casos de dengue - 2019 - Integração com a Atenção Básica

17h15

Município de Sobradinho: Estrutura  da Vigilância Municipal após supervisão