Reunião da Rota do Yucumã discute criação de complexo hidrelétrico

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Corrêa, e a coordenadora municipal de Turismo, Kelli Silva, participaram da Assembleia Geral do Consórcio Rota do Yucumã, na tarde da última terça-feira, 30. O evento, que transcorreu no Centro Administrativo de Santo Augusto, teve como principal pauta a retomada das tratativas para a construção do Complexo Hidrelétrico Garabi/Panambi. Ijuí pertence ao grupo de 26 municípios que compõem a região turística, devidamente registrada no Mapa do Turismo Brasileiro.

O complexo faz parte dos projetos hidrelétricos planejados para a bacia do rio Uruguai na década de 1970. O processo de licenciamento ambiental para a instalação da usina foi suspenso em 2015, sob a justificativa de que a obra afetaria o Parque Estadual do Turvo e a visibilidade do Salto do Yucumã, maior salto longitudinal do mundo e principal atrativo turístico da região. O assunto voltou à tona no final de maio deste ano.

Em amplo debate, foi evidenciada a necessidade da obtenção de informações mais precisas sobre o projeto e o posicionamento em defesa do Salto do Yucumã. Desta forma, podem ser pensados estudos para mapear o comportamento do Rio Uruguai, em especial, na área da unidade de conservação. Conforme decisão unânime entre os presentes, será encaminhada, nos próximos dias, a solicitação das referidas informações aos órgãos competentes.

Reunião da Rota do Yucumã discute criação de complexo hidrelétrico