Reunião instala Comitê encarregado da elaboração do PGirs e Revisão do Plamsab

Prefeito entregou cópia das portarias de nomeação aos integrantes do Comitê

Reunião instala Comitê  encarregado da elaboração do PGirgs e Revisão do Plamsab

Já está oficialmente instalado o Comitê encarregado de trabalhar na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGirs) e da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Ambiental (Plamsab). O ato foi realizado na tarde desta terça-feira, 11, no Salão Farroupilha  na Prefeitura de Ijuí. Na ocasião, o presidente do Departamento Municipal de Águas e Saneamento (Demasi), Enio dos Santos, destacou a importância do trabalho de gestão na área de saneamento básico que está sendo realizado em Ijuí. “Enquanto muitos municípios nem implantaram seu Plano de Saneamento Básico, nós já estamos caminhando para a revisão do nosso”, pontuou.

E, além disso, segundo o Enio dos Santos, Ijuí vai também elaborar o Plano Integrado de Gestão dos Resíduos Sólidos. E, embora seja um trabalho intenso, com praticamente dois meses de reuniões, com as comunidades do interior e da cidade, para posteriormente, realizar discussões setoriais com diversas entidades - Associação Comercial e Industrial de Ijuí e a Câmara de Dirigentes Lojistas, por exemplo – para discutir o gerenciamento do lixo. “Discussões que vão estar dentro do nosso trabalho, da nossa casa, e tudo isso é um avanço, um momento importante porque vamos discutir o futuro do nosso município, do cidadão do nosso município. Vamos discutir sobre saneamento, drenagem pluviais que a gente vem trabalhando muito forte, junto com a Secretaria de Obras, e temos conseguido diminuir os alagamentos”, disse.

O prefeito Valdir Heck disse estar confiante no empenho e compromisso de todos os nomeados e acrescentou que Ijuí é hoje o município que mais está recebendo investimentos em esgotamento sanitário. “Há poucos dias nós agregamos mais R$ 13 milhões, passando dos R$ 50 milhões em investimentos”, afirmou. Isso equivale a dizer, segundo informações passadas pela Corsan, que esses investimentos chegarão até na Getúlio Vargas. “Ficamos muito felizes porque isso é qualidade de vida”, disse, embora muitas pessoas às vezes não tenham a percepção de esses investimentos num primeiro momento podem até trazer algum transtorno, mas o resultado final é mais saúde, mais qualidade de vida para a população.

Valdir Heck lembra a luta que foi chegar a esse momento. “Desde 1991 quando tratamos da reformulação do nosso contrato com a Corsan, nós só não municipalizamos a nossa água e o esgoto, porque naquela época nós estávamos, ainda, recuperando o Demei”, afirmou. Mas com o andamento das negociações, em 2007, chegou-se às tratativas finais para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), um investimento na ordem de R$ 8 milhões. Mas para além disso, segundo Valdir, a Administração Municipal tem outras metas, às quais estão sendo trabalhadas e, gradativamente, os resultados deverão aparecer.

O Comitê é constituído por três integrantes do Departamento Municipal de Águas e Saneamento (Demasi): Enio dos Santos, Joice Viviane de Oliveira e Antenor Luiz Heck Weiller, todos titulares; Secretaria Municipal de Educação: Adriana Noronha e Joice Cinara Muniz da Silva Leal, titular e suplente, respectivamente; Secrearia Municipal de Meio Ambiente: Andressa Moneiro Gressler Stumm e Ana Paula Noronha, titular e suplente; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural: Adriano Lorenzoni e Tomaz Galvão de Bem, titular e suplente; Secretaria Municipal da Fazenda, Inácio Schneider e Airton Larri Lemos de Moura, titular e suplente; Secretaria Municipal de Planejamento e Regularização Urbana, Celso Luiz de Souza Lucchese e Mária Boniatti, titular e suplente; Secretaria Municipal de Habitação, Simone Moraes da Silva e Ramses Lemos, titular e suplente; Secretaria Municipal de Saúde, Fabiano Bozzetto Dal Molin e Ortiz Iboti Schröer Júnior, titular e suplente; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito: Rogério Ferreira Costa e Paulo Roberto Neubauer, titular e suplente; Secretaria Municipal de Governo: Sandra Martins, titular; e Gabinete do Prefeito: Telmo Alves, titular.