Roteiro Turístico da Rota do Yucumã é lançada na ExpoIjuí

Formada por 33 municípios da região Celeiro e Planalto Médio, foi lançado, na tarde dessa quarta-feira, 16, o Roteiro Turístico Regional da Rota do Yucumã. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições Wanderley Burmann, onde acontece a ExpoIjuí/Fenadi 2013. Prefeitos dos municípios que fazem parte da Rota, secretários municipais, autoridades, lideranças e comunidade prestigiaram o lançamento.

Na ocasião, foram apresentados o Planejamento Regional da Rota do Yucumã, o Roteiro Turístico Regional Integrado, além da entrega de certificados do Programa de Qualificação Regional. O presidente do Consórcio Rota Yucumã e prefeito do município de Derrubadas, Almir José Bagega, destacou a importância do turismo para a região Noroeste Colonial. “Inserida numa região de tradição entre os campos gerais e as áreas de formação das depressões das encostas do Rio Uruguai, essas características permitem à região apresentar uma diversidade muito grande de flora e fauna”, ressalta.

Segundo o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, a missão da Rota, na região, é promover o turismo como fonte econômica e de desenvolvimento social igualitário. Conforme Ballin é essencial desenvolver o turismo, preservando e valorizando recursos naturais, a história e a cultura regional.

O evento de lançamento do Roteiro Turístico Regional foi uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET).