Sanção e promulgação de lei marca início da Semana do Autismo em Ijuí

Lei, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada pela Câmara de Vereadores e prevê a realização anual de atividades que visem a conscientização sobre o transtorno

Sanção e promulgação de lei marca início da Semana do Autismo em Ijuí

Um ato no Salão Farroupilha na tarde de hoje,1º, marcou não só a promulgação da Lei 6.780/2019, que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, como também o início da Programação daquela que será  a 1ª Semana a ser realizada no município de Ijuí. “A Semana Autista tem vários caracteres, mas um deles é o da integração do autista com a sociedade”, pontua o prefeito Valdir Heck.

De acordo com o prefeito, é necessário conhecer esse transtorno e isso é possível na medida em que se discute, avalia e avança. “Por isso, estamos dando um sentido todo especial à realização desta semana”, completou o prefeito.

Segundo a presidente da Teamor, Raquel Pinto, a partir de agora, todos os anos, na primeira semana de abril, haverá uma semana completa de atividades a serem executadas no município.  “Essa programação começa a ser direcionada a partir do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), que terá a responsabilidade de chamar as entidades”, disse.

E, nesse sentido, já nesta semana, as atividades continuam amanhã,2, uma parceria com a Cult Cinemas será exibido  o filme Um menino chamado PO, que conta a história de Patrick, um menino autista. Já na quinta-feira,4, haverá o lançamento do projeto da Teamor, aprovado pela Secretaria de Educação que se chama: Autismo em nossa escola, conhecer para incluir, e na sexta-feira, 5, marcando o encerramento da programação será realizada a Caminhada Azul, às 16h, com saída da Fidene. Em caso de chuva,  a atividade se transforma em carreata.

Participaram do ato, os secretários municipais de Educação, Eleandro Lizot, de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, da Fazenda, Irani Paulo Basso, coordenadores, servidores, vereadores, integrantes de conselhos municipais e representantes de entidades integrantes da Rede de Proteção,