Secretário de Saúde encaminha novas ações com o prefeito Valdir Heck

Encontro no Gabinete do Prefeito no início da tarde de hoje,19, foi marcado pela assinatura do projeto arquitetônico da Unidade Básica a ser construída no bairro Modelo

Secretário de Saúde encaminha novas ações com o prefeito Valdir Heck

Os avanços na área da saúde, em Ijuí, têm sido permanentes. A afirmação foi feita pelo prefeito Valdir Heck após se reunir com o secretário Municipal de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, na tarde de hoje,19. No encontro, eles trataram sobre diferentes assuntos, entre os quais a ampliação da rede a partir dos novos investimentos em ESF’s e Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Está em fase de análise o processo da nova licitação do ESF do bairro Herval. As empresas que se apresentaram, agora, terão seus índices avaliados pela equipe financeira da Secretaria Municipal da Fazenda, com o objetivo de determinar quem está habilitado a executar o projeto”, explica.

De acordo com o secretário, esta obra está avaliada em R$ 840 mil e o investimento será feito com recursos oriundos de Emenda Parlamentar indicada pelo deputado federal Darcísio Perondi e mais a contrapartida do município de Ijuí. “Esta obra é um desejo antigo da comunidade do bairro Herval”, informa o secretário.

Além disso, está sendo encaminhando à Secretaria de Planejamento, a planta baixa da Unidade Básica de Saúde do Bairro Modelo. “A obra será construída ao lado da Escola Infantil Branca de Neve e representa, também, um desejo antigo da comunidade daquela região”, pontua Josias. Essa UBS, segundo Josias,  continuar atendendo aos moradores do bairro Modelo, Lambari, Modelo II e Novo Leste. O investimento será de R$ 800 mil aproximadamente. “Depois de tramitar pelos setores do Planejamento e do Departamento Municipal de Energia, para aprovação dos projetos, haverá o encaminhamento a Copam”, explica. A previsão é que isso ocorra ainda no mês de julho, já que a ideia é licitar em agosto, para fins de setembro ou início de outubro, dar início às obras.

Enquanto isso, segundo o secretário, tem sequência às obras na unidade do bairro Boa Vista, que atualmente está com 30% a 40% do projeto executado. A previsão de conclusão é dezembro deste ano. “Também temos a entrega, provavelmente no mês de julho, dos ESF’s dos bairros Alvorada e do 15 de Novembro, conforme combinado com as diretorias das Associações de Moradores. Aguardamos, apenas, a chegada de parte do mobiliário e, também, a contração do médico, profissional que integrará a equipe com os demais profissionais existentes na própria rede”, frisa.