Seminário Tempo e espaço de ser criança reúne profissionais da educação infantil

Na noite de ontem,29, aconteceu a abertura da 8 ª edição do Seminário da Educação Infantil: Tempo e Espaço de Ser Criança, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). O ato teve lugar no Palco das Etnias, no Parque de Exposições Wanderley Burmann,  e contou com a participação de mais 500 profissionais da Educação Infantil que puderam prestigiar a palestra da professora Rita Jaqueline Morais, da rede municipal de Novo Hamburgo - RS. Ela  proporcionou uma importante reflexão sobre o “Desemparedar a Infância”, trazendo em sua fala a relação entre criança e natureza.

Os participantes assistiram, ainda,  o musical Era Uma Vez, apresentado pelos alunos da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Eugênio Ernesto Storch. O musical envolveu as diferentes áreas do conhecimento como literatura, música e dança a partir de contos. O fechamento da noite foi marcado pela apresentação  da Invernada artística da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha que brindou a todos com uma homenagem à história e ao legado de Paixão Cortes, através da música “Origens”.

O Seminário continua nesta sexta-feira,30. Durante todo o dia, os participantes estarão envolvidos a apresentação de vivências na Educação Infantil da rede municipal e com as 25 documentações pedagógicas, organizadas a partir das temáticas de investigação de cada escola. Também acontece o lançamento do livro Tempo e Espaço de ser Criança: Contextos significativos.

As coordenadoras da Educação Infantil Débora Dorneles dos Santos e Leila Cavinato Karlinski destacam que o seminário vem consolidando-se a cada edição, pois evidencia a importância da relação teoria/prática.