Seminário visa fortalecer a política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS

1

O prefeito Fioravante Ballin participou, na manhã desta quinta-feira, 16, do 2º Seminário Regional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS). Promovido pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Prefeitura de Ijuí e Conselho Municipal de Saúde de Ijuí, o evento tem por objetivo principal fortalecer a política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares junto à Atenção Básica e toda a Rede de Saúde, viabilizando o acesso à população através do SUS. Realizado no auditório da Casa do Produtor do Parque de Exposições Wanderley Burmann, o evento integra a programação da Expoijuí/Fenadi 2014.

Durante o Seminário, foi promovida mesa redonda com o tema “O Cuidado Integral através da abordagem terapêutica complementar”. Para debater sobre o assunto, foram convidados a representante da Secretaria de Saúde do Estado, Sílvia Czermainski; a enfermeira Crislei Gerevini, acompanhada da farmacêutica Caroline Dreschler e do médico Leonardo Vieira Targa, da Secretaria de Saúde de Nova Petrópolis; os professores Volnei Viau e Cristiane Colet, da Unijuí; as farmacêuticas representantes do Conselho Regional de Farmácia, Susana Gasparri e Lívia Kummel; a representante da Pastoral da Saúde de Ijuí e Naturvidas, Rosane Spanivello dos Santos; e a facilitadora da roda de conversa, Lúcia Ottonelli Crescente, coordenadora adjunta da 17ª CRS.

Conforme a coordenadora da 17ª CRS, Iara Kantorski, o foco está na realização de um seminário propositivo, não apenas dialogando sobre o assunto, mas propondo ideias e colocando as mesmas em prática. O prefeito Fioravante Ballin aproveitou o momento para destacar a necessidade em sensibilizar os profissionais da Saúde para que adotem as práticas integrativas, “Precisamos nos rearticular para enfrentar esta nova realidade”, acrescentou.

Na oportunidade, também estavam presentes o gerente Regional da Emater/Ascar, Geraldo Kasper; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Carlos Karlinski; a representante da Unijuí, Carla Renata de Oliveira; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Moacir Deves.

O evento contou, ainda, com o apoio do Ministério da Saúde; da Secretaria Estadual da Saúde; Emater/Ascar-RS; Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan); Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí; Bem Natural; Cerest; Naturvidas; Conselho Regional de Farmácia; Corsan; Ceriluz; Serviço de Atendimento Especializado (SAE); Unijuí e Sicredi.