Série de mutirões de limpeza se inicia nesta terça-feira

Largada das equipes será da Garagem Municipal às 8h e início dos trabalhos está programado para a Rua Benjamim Barriquello

Série de mutirões de limpeza se inicia nesta terça-feira

Tem início nesta terça-feira, a série de mutirões de limpeza, envolvendo quatro secretarias municipais – Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Urbano - mais a Vigilância Ambiental em Saúde. A largada das equipes será da Garagem Municipal, às 8h, onde todos receberão as devidas orientações. Já o início dos trabalhos seguirá da Rua Benjamim Barriquello, em sentido oposto, passando pelo Lambari, Burtet, São Paulo, Osvaldo Aranha, Distrito Industrial (na região Hoffmann), Faixa Velha, Tancredo Neves, Luiz Fogliatto, Alvorada (três pontos), Getúlio Vargas, Colonial, Guilherme Timm e Região da Pedreira. O encerramento das atividades está previsto para sexta-feira,15.

Uma reunião, na semana passada no Gabinete do Prefeito, definiu os detalhes da ação, cujo objetivo é prevenir a propagação do aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Josias de Abreu Pinheiro, o resultado da iniciativa está diretamente relacionado ao envolvimento da comunidade. “É importante nesta etapa de serviço a colaboração do cidadão em apontar os pontos clandestinos de descarte de lixo, foco dos mutirões”, orienta.

Cada tipo de resíduo, recolhido separadamente, receberá a destinação adequada, sendo três os grupos de classificação: 1º vidros, pneus e eletrônicos; 2º lixos denominados da “linha branca” que serão levados para as associações de catadores; 3º lixo em geral a ser levado para o Lixão.

A iniciativa já faz parte da segunda etapa (são três no total) do projeto da Vigilância Ambiental para o próximo ano: a primeira, realizada em novembro e início deste mês, incluiu a capacitação dos profissionais de saúde; esta segunda etapa consiste , consiste na realização de mutirões, abrangendo locais específicos, depósitos clandestinos e áreas de risco já mapeadas pela equipe de Vigilância da Secretaria de Saúde. Esta fase também prevê a organização de um grupo de trabalho, denominado de Fiscais Públicos contra o Mosquito Aedes Aegypti, pelo qual cada setor público municipal, estadual e federá indicará um servidor/profissional para ser capacitado pela equipe da Vigilância. Esse “fiscal” será responsável pelo seu ambiente de trabalho para que todos os órgãos públicos façam a lição de casa; a terceira fase do projeto, prevista para março de 2018, inclui a realização de um grande mutirão de limpeza na área urbana, abrangendo todos os bairros. Para esta etapa também estão previstas outras ações como o envolvimento da Secretaria de Saúde, a partir da capacitação de agentes e servidores das escolas para que possam realizar atividades em sala de aula. A ideia é esclarecer a comunidade escolar sobre o ciclo de vida do mosquito, as doenças que ele transmite e formas de eliminar os criadouros das larvas.