Série de mutirões foca pontos clandestinos de descarte de lixo

Duas equipes se dividem no trabalho que vai abranger diversos bairros da cidade

Série de mutirões foca pontos clandestinos de descarte de lixo

Desde o início da manhã duas equipes compostas por servidores de quatro Secretarias Municipais – Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito  - além da Vigilância Ambiental em Saúde estão atuando na série de mutirões desencadeada com o intuito de prevenir a propagação do aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nesta fase, de acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pizzetta, o Poder Executivo está focado na eliminação de pontos clandestinos de descarte de resíduos. “Recolhido separadamente, cada tipo de resíduo terá a sua destinação correta indicada pela Secretaria de Meio Ambiente”, afirma Rinaldo.

Iniciado pela rua Benjamim Barriquello, fundos do Bairro Modelo, onde há uma grande extensão de depósito de lixo em ambas as margens da rua, o trabalho segue até sexta-feira, 15, e deverá cumprir um roteiro previamente definido pelas secretarias em reunião com o prefeito Valdir Heck, na semana passada. “O apoio da população nesta fase do trabalho é muito importante, indicando-nos locais que ainda não façam parte do mapeamento realizado pelo município. Mas mais do que isso, precisamos de uma colaboração permanente. O cidadão que cumpre seu papel na sociedade ajuda a fiscalizar e denuncia aqueles que não estejam agindo corretamente. O ambiente é de todos nós e cada um precisa fazer a sua parte, zelando pela sua preservação”, afirma Pezzetta.

A mudança de atitude, de acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, é o caminho para uma cidade mais limpa. “Boa parte das pessoas costuma cobrar do Poder Público, acha que é o Executivo que tem que fazer tudo, que tem que providenciar. Querem ter seus direitos atendidos e, geralmente, esquecem que o cidadão também tem suas responsabilidades, tem deveres para com o meio ambiente e para com a cidade”, frisa Rinaldo Pezzetta.

Além da Rua Benjamin Constant, a série de mutirões passará por diversos outros locais. Ainda na manhã de hoje, uma das equipes se dirigiu para o Bairro Tancredo Neves, proximidade do Condomínio Júlio Taube. Até o final dos trabalhos ambas equipes passarão pelo Lambari, Burtet, São Paulo, Osvaldo Aranha, Distrito Industrial (na região Hoffmann), Faixa Velha, Luiz Fogliatto, Alvorada (três pontos), Getúlio Vargas, Colonial, Guilherme Timm e Região da Pedreira.