SMDS realiza acolhimento a cidadão em situação de rua

Homem foi encontrado durante Ronda Social na manhã desta sexta-feira, 6

SMDS realiza acolhimento a cidadão em situação de rua

Na noite desta quarta-feira, 5, servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) realizaram a Ronda Social, percorrendo mais de 10 locais estratégicos para acolher pessoas que, por ventura, estivessem passando a noite na rua. Até as 2h da madrugada de hoje, 6, a equipe não havia localizado nenhum cidadão desamparado. Quando retornou a busca, a partir das 7h da manhã, encontrou um homem abrigado junto às instalações da antiga rodoviária, na Rua José Bonifácio.

De acordo com a secretária Romi Rohde, o cidadão estava dormindo no piso, sob um colchão, com cobertores e papelões, e, inicialmente, se recusou a conversar e a se identificar. “Sendo assim, acionamos a Brigada Militar para que ajudasse na intervenção. Por volta das 9h, o cidadão foi encaminhado para retorno à sua família, no Bairro Osvaldo Aranha”, relata. O serviço da Ronda Social conta com orientação técnica de uma assistente social.

A ação prosseguiu até o final da manhã, com visitas às praças da cidade. A secretária destaca a parceria entre poder público e população para que se possa identificar e auxiliar pessoas em situação de rua. “É importante que a comunidade continue nos informando se localizar alguém nestas condições”, afirma Romi Rohde.