Smed apresenta Referencial Curricular Municipal

O material, que passará pela análise do Conselho Municipal de Educação, deve ser implementado na rede municipal de ensino em 2020


Smed apresenta Referencial Curricular Municipal


Na manhã desta quinta-feira, 11, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou a apresentação do Referencial Curricular Municipal. Participaram do evento escolas municipais e privadas, universidades e faculdades regionais, representantes da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do Conselho Municipal de Educação, entre outros convidados.

O referencial foi apresentado pelo secretário de Educação, Eleandro Lizot, que parabenizou a todos os 460 professores envolvidos na elaboração do documento. “A construção foi idealizada pelos professores, coordenadores e equipes diretivas da rede municipal de ensino, divididos em grupos, a partir da Base Comum Curricular [BNCC] e do Referencial Curricular Gaúcho”, destacou. De acordo com Lizot, o referencial abrange quatro volumes: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos. 

Ao final do evento, as coordenações pedagógicas da Smed realizaram a entrega dos volumes impressos para o Conselho Municipal de Educação de Ijuí. “Este é um momento muito importante para a educação no município, tendo em vista a oportunidade que os professores tiveram de discutir e construir um currículo escolar a partir da realidade local”, pontuou a presidente do conselho, Magali Pizutti. O material estará em análise ao longo do segundo semestre deste ano. Após a aprovação, servirá como base para a padronização do currículo nas escolas municipais a partir de 2020. 


Smed apresenta Referencial Curricular Municipal


Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papéis complementares. A Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.



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