Smed e SMS formam primeira turma do Curso Básico em Libras

O curso, que teve início em agosto, ofereceu a servidores da área da Saúde aulas semanais ministradas pela professora Sheila Kommers

Smed e SMS formam primeira turma do Curso Básico em Libras

A tarde desta sexta-feira, 13, foi de muita alegria para os alunos da primeira turma do Curso de Básico em Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido pelo Município de Ijuí. A cerimônia de formatura foi realizada junto à Estação Cultura e Lazer, e contou com a presença dos secretários de Educação, Eleandro Lizot, e Saúde, Josias Pinheiro, e de servidores municipais. A iniciativa, inserida no Programa Fios e Desafios da Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem por objetivo difundir a língua de sinais dentro das repartições públicas.

Com 40 horas de duração, o curso teve aulas semanais ministradas pela professora Sheila Kommers, proficiente em Libras pelo Ministério da Educação. As oficinas tiveram como público-alvo, primeiramente, um grupo de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), área entendida como a prestadora dos serviços mais emergenciais. Posteriormente, a formação deve ser estendida aos demais espaços e secretarias, conforme as necessidades cotidianas de comunicação de cada setor.

Na oportunidade, o prefeito Valdir Heck destacou a importância da ação conjunta das áreas da Educação e da Saúde. “O que vemos aqui hoje é um exemplo de dedicação e amor ao próximo. Fica aqui o nosso reconhecimento a todos os que se engajaram em nome da qualificação do atendimento à população”. O secretário Eleandro Lizot comemorou a finalização do trabalho. “Este é um momento muito especial, pois vínhamos preparando esta formação há bastante tempo. Que bom que este grupo iniciou e permaneceu grande até o final do curso. É preciso que haja profissionais preparados para atender à comunidade surda em todos os espaços, portanto, pretendemos oferecer a continuidade desta capacitação”.

O secretário Josias Pinheiro também estendeu seus cumprimentos aos envolvidos na formação. “Agradecemos aos nossos profissionais, que tiveram atitude, aceitaram o desafio e foram em busca de algo a mais. Houve uma procura tão grande que tivemos que limitar as vagas nesta primeira edição”, observou. Em nome da turma, a aluna Cleonice Antunes Rolim falou sobre as experiências proporcionadas pela participação no curso.