Smed promove Seminário de Práticas com escolas municipais

Nos dias 2 e 3 de outubro de 2019, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou o Seminário de Práticas: Projetos Interdisciplinares, com professores e equipes diretivas do Ensino Fundamental - Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Profissional Integrado ao Ensino Médio (EPIEM). O seminário teve duas dinâmicas de apresentação: exposição de trabalhos, que envolveu todas as escolas que atendem alunos de Anos Finais, EJA e EPIEM, e relato oral de projetos.

Na noite de quarta-feira, a palestrante Micheli Cazarolli explanou aos professores acerca do tema Habilidades e Competências: O desafio atual do planejamento docente. Em sua fala, Micheli abordou a proposição de relacionar os conteúdos escolares com o cotidiano dos estudantes. “Não é algo novo, e está ainda mais evidente com a Base Nacional Comum Curricular. Contudo, as ideias de habilidades e competências nem sempre são bem incorporadas nas salas de aula, e poucos professores conseguem, de fato, relacioná-las aos conteúdos curriculares”.

Os relatos dos projetos foram realizados pelas escolas: Dr. Ruy Ramos (Projeto Seja protagonista de um mundo melhor), João Goulart (Projeto Semear e cultivar para a cidadania), Anita Garibaldi  (Projeto Semeando saberes para colher realizações), Joaquim Nabuco (Projeto Que sementes queremos plantar no lugar onde vivemos?) e  Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Projeto Ressignificando saberes).

O momento, organizado pelo coordenador pedagógico Valdir Sandri e equipe da Smed, foi pensado e construído de forma coletiva, tanto nas escolas como na secretaria, com o objetivo de valorizar o fazer de todos os sujeitos envolvidos na qualidade da educação na rede municipal.