Smed realiza formação com Escolas de Educação Infantil da rede privada

A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (Smed), em parceria com o Conselho Municipal de Educação, realizou na sexta-feira,7, encontro de formação com os gestores das Escolas de Educação Infantil da rede privada pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino. Participaram do encontro, os gestores das escolas Educare, HCI, Fazendo Arte, Docinho de Gente, Lápis de Cor, Brincar e Aprender, Espaço do Saber, Sesquinho, KID+, ABC Kids, Anjos da Guarda, Pedacinho do Céu e Crescer.

Durante o encontro, as coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil, Débora Dorneles e Leila Karlinski, falaram sobre a Base Nacional Comum Curricular, que segundo elas, reafirma o que já vem sendo estudado e vivenciado nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, tem-se um novo olhar para este nível, pois, o documento revela uma concepção de criança potente, ativa no processo de aprendizagem”, pontua Débora.  “Esse novo olhar para a Educação Infantil se evidencia nas escolas da Rede, através da reorganização dos espaços, internos e externos, para que estes possibilitem interações e desafios, tendo a criança como foco do planejamento”, completa Leila. As coordenadoras expuseram, ainda, sobre as interações e brincadeiras, o papel do professor como mediador e facilitador do processo, trazendo maior liberdade para a criança e para o professor.

Em seguida o coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Valdir Sandri, falou sobre a reelaboração das propostas político-pedagógicas das escolas a partir da Base Nacional Comum Curricular, do Referencial Curricular Gaúcho e do Referencial Curricular Municipal, que definirá a prática pedagógica da escola, trazendo algumas diretrizes para a reelaboração desse documento.