SMS confirma o quarto caso de dengue importado em Ijuí

Dos casos detectados, três pacientes estiveram em São Paulo e um no Paraná

A Secretaria Municipal de Saúde  confirmou nesta terça-feira, 12,  mais um caso de dengue em  Ijuí. Esse é o quarto caso importado registrado no município. O paciente, que é motorista de caminhão, contraiu a doença durante viagem ao Estado de São Paulo.  Dos quatro casos registrados neste ano, três pacientes estiveram em São Paulo e um no Paraná.

Segundo coordenador de campo da Vigilância Ambiental de Ijuí, Rinaldo Pezzetta, o trabalho de bloqueio na área de moradia do paciente já foi realizado. “Ele já está bem e já voltou a trabalhar”, disse Pezzetta.

Neste momento, o índice de infestação de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é de 2,2% no município. “Mesmo tendo diminuído de 5,7% em janeiro para 2,2% em maio, ainda estamos em risco, pois estamos com o dobro do índice recomendado, que é de 1%”, ressaltou o coordenador de campo da Vigilância Ambiental.

A secretária municipal de Saúde, Alexandra Lentz, ressalta que mesmo com as baixas temperaturas que tem ocorrido nos últimos dias, a população deve manter os cuidados. “As pessoas precisam continuar fazendo a sua parte, pois caso contrário, quando voltar o calor, a dengue retornará com tudo”, disse.

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução é a melhor forma de prevenir a dengue! Veja como eliminar o risco:

SMS confirma o quarto caso de dengue importado em Ijuí