SMS dá continuidade à série de capacitações sobre autismo

O auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi sede, na tarde desta terça-feira, 14, de mais uma capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estiveram presentes Técnicos de Enfermagem e membros da Equipe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Rede Básica de Saúde. O encontro foi uma promoção do Poder Executivo, por meio do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância e das redes de Proteção e Saúde Mental de Ijuí.

A formação contou com as falas das representantes do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps Infantil), psicopedagoga Priscila Dias e fonoaudióloga Caroline Peres, e de pais e profissionais integrantes da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (Teamor).

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental, Daiana Quadros, a série de capacitações que vem sendo realizada desde o mês de abril tem por objetivo preparar os profissionais para o diagnóstico eficaz e precoce do transtorno. “Por afetar o neurodesenvolvimento, o autismo exige um olhar multidisciplinar. Somente os profissionais podem dar um parecer preciso, tendo em vista que os sintomas se manifestam de forma diferente em cada criança”, pontua. Segundo a coordenadora, dependendo da avaliação na Unidade Básica de Saúde, os casos serão encaminhados ao Caps e/ ou à Apae.

Os próximos encontros da iniciativa acontecem ainda no mês de maio, tendo por temática norteadora “Identificação e notificação de maus tratos e violência”.